Um varal de luz, também conhecido como cordão de luz, é uma forma encantadora e versátil de iluminação decorativa que se tornou cada vez mais popular atualmente. Consiste em um conjunto de pequenas lâmpadas, dispostas em um fio flexível que pode ser estendido e pendurado em diversas superfícies.
Por isso o varal de luz é amplamente utilizado em festas, eventos especiais e decorações de interiores e exteriores, criando um ambiente acolhedor, mágico e festivo. Dessa forma, seu poder de customização permite uma infinidade de possibilidades criativas na hora de adicionar um toque de luz e brilho a qualquer ambiente.
Por isso, seja em jardins, quartos ou em ocasiões comemorativas, como a Festa Junina, o varal de luz é capaz de transformar o espaço, proporcionando uma atmosfera única e encantadora.
A boa notícia é que não é difícil incluir esse item na decoração, você mesmo inclusive pode montar um varal de luzes. Dessa forma, nesse artigo iremos mostrar um passo a passo de como montar seu próprio varal de luzes e em que lugares você pode utilizá-lo.
Passo a Passo
Primeiramente é importante que você se atenha a todos os itens que você precisa para a montagem do varal de luzes, são eles:
-
Trena;
-
Equipamentos de proteção;
-
Cobo flexível de energia que será a base do varal;
-
Estilete;
-
Alicante;
-
Fita isolante;
-
Plug de tomada (macho);
-
Chave de fenda;
-
Lâmpadas;
-
Soquete.
Confecção do Varal de Luz
1º Passo
Primeiramente é importante saber qual será a metragem necessária para a sua casa, antes de comprar seu cabo de energia. Por isso, meça toda a extensão que você pretende cobrir com o varal de lâmpada usando a trena.
2º Passo
Agora é hora de trabalhar nos soquetes. É importante que eles sejam da mesma cor que o fio, de modo que, se você escolher a cor branca como padrão, compre os soquetes brancos para não precisar pintá-los.
3º Passo
Hora de destacar todas as pontas de fios dos bocais. Alguns soquetes já têm essas pontas destacadas, então dê preferência a esses modelos na hora de escolher.
4º Passo
Com a ajuda de uma trena, você deve medir no seu fio a distância que uma lâmpada deverá ter da outra. Para marcar o local onde as lâmpadas deverão ficar, use uma caneta.
5º Passo
Nas marcações você vai precisar destacar a junção dos fios. Você pode usar um estilete para te ajudar a fazer isso, mas cuidado para não cortar os fios internos.
6º Passo
Com o fio marcado e separado nos pontos em que as lâmpadas deverão entrar, é hora de pegar o alicate e ter muito cuidado, qualquer erro pode fazer você partir o fio. Use a ferramenta com bastante cuidado para retirar o plástico que envolve o cobre, apenas um pouco em cada uma das partes separadas.
7º Passo
Pegue os soquetes e una as pontas livres com as aberturas do fio principal. Para proteger e fixar a junção, use uma fita isolante da cor que você escolheu.
8º Passo
Agora é hora de colocar o plug da tomada em uma das extremidades do fio. Para fazer isso, é só abrir a peça com a ajuda de uma chave de fenda e encaixar as duas pontas do cabo nos locais indicados para isso dentro da tomada.
9º Passo
Com tudo pronto, pendure o varal e encaixe as lâmpadas. Quando tudo estiver no seu devido lugar, ligue na tomada para ver se está funcionando e assim seu varal de lâmpadas mudará certamente seu ambiente.
Onde Utilizar o Varal de Luz
-
Festas
O poder de transformar o ambiente pode ser muito visto quando o varal de luz é utilizado em festas. A festa junina por exemplo, muito popular no Brasil, tende a utilizar sempre os varais de luzes para a decoração, trazendo características já conhecidas de uma boa festa junina.
-
Áreas Externas
Talvez o lugar mais indicado seja áreas externas, onde um varal bem colocado de luzes pode revitalizar seu ambiente. Varandas, sacadas, terraços, quintais, jardins e áreas de lazer são exemplos de ambientes onde o varal de luz é de ótima utilidade.
-
Quartos
Hoje em dia em muitos quartos esse item de decoração também é utilizado, ele garante um ambiente aconchegante e perfeito para relaxar.
-
Salas
Dependendo do estilo de decoração que você goste para a sua sala, um varal de lâmpadas pode ser o ideal na hora da confecção de um ambiente mais moderno e descontraído.
Conclusão
O varal de luz é mais do que um simples objeto de decoração, ele traz consigo uma atmosfera mágica e acolhedora. Além disso, o varal de luz permite expressar a criatividade e personalidade de cada indivíduo, adaptando-se a diferentes estilos e ocasiões.
Seja em uma festa ao ar livre, em um quarto aconchegante ou em uma varanda relaxante, o varal de luz traz consigo a promessa de momentos memoráveis e uma sensação de encantamento. É um toque sutil que faz toda a diferença, faça você mesmo seu varal de luz com os produtos ILUMI!