Geralmente a área de vendas é a que aparentemente traz receita a empresa. Mas esquecemos que tão importante quanto vender é dominar a arte de comprar.

O profissional de compras é um dos mais pressionados a apresentar resultados dentro de uma companhia, uma vez que ele sabe utilizar as técnicas de negociação.

Mas para que esse profissional se torne indispensável nos dias de hoje, ele precisa ter algumas habilidades e saber como aplicá-las no seus dia a dia. Então listamos 5 dicas de como se tornar um comprador de sucesso:

  • Conhecer muito bem o mercado onde atua. Precisa estar atualizado sobre informações inerentes a situação econômica, como queda do dólar, que segmento está em alta ou em baixa, fábricas que se fecham, ausência de matéria-prima, etc. Além de se atualizar, o comprador se abastece de boas argumentações para as negociações.

 

  • Apesar de ser uma área que fica na sede administrativa da empresa, o comprador precisa conhecer a fundo aquilo que compra. Muitas vezes as empresas não levam em consideração a integração das áreas, deixando os compradores a mercê do mercado. Se a empresa não faz essa parte, que faça o comprador. Conhecer muito bem o produto ou serviço da empresa, faz com que o comprador saia em vantagem.

 

  • Um bom comprador busca por parceiros de negócios. Muitas vezes prazo, flexibilidade e prestatividade, valem muito para os negócios. Além de que em uma boa parceria, você já conhece os pontos fortes e fracos do seu fornecedor, antecipando os problemas.

 

  • Além de conhecer bem o produto que comercializa, o comprador deve exigir treinamentos não apenas para o seu melhor desempenho, mas também para as pessoas envolvidas em todo o processo. Essa atitude será muito bem vista pela empresa, em buscar conhecimento e compartilhar com todos.

 

  • Flexibilidade nas negociações trazem custos e ganhos deixando as partes felizes, e assim permitindo que nasça uma parceria bem-sucedida. Aja com profissionalismo, com argumentos sólidos e negociações amigáveis para os dois lados.

Essas são dicas básicas para que um bom comprador desempenhe bem sua posição, sendo muito mais aceito em todo os âmbitos do seu trabalho, gerando bons frutos a sua empresa.

Uma dica extra:

  • Fazer uso da inteligência emocional. Buscar manter o equilíbrio nos pensamentos e ações, organizando e realizando um planejamento mental, se inspirar em pessoas ou outros profissionais que contribuíram de forma concreta em outros negócios e que sirvam de espelho e inspiração para sua profissão.
    Trabalhar a autoconfiança, foco, respeito pelo próximo, respeito por si próprio e autoestima são essenciais e a base para um equilíbrio emocional eficiente.