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A curva ABC, também conhecida como análise ABC ou classificação ABC, é um conceito amplamente utilizado em gestão de estoques, controle de qualidade, gerenciamento de projetos e outras áreas relacionadas. Essa metodologia baseia-se na premissa de que nem todos os itens ou atividades têm a mesma importância ou impacto dentro de um sistema. Portanto, a curva ABC busca classificar os elementos em três categorias distintas: A, B e C.

Na análise ABC, os itens ou atividades da categoria A são considerados de alta prioridade e possuem maior impacto no resultado final. Eles normalmente representam uma pequena porcentagem do total, mas têm um valor significativo.

Por outro lado, os itens ou atividades da categoria C são classificados como de baixa prioridade e possuem menor impacto. Geralmente, eles representam uma grande parte do total, mas têm um valor menor. A categoria B está entre as duas, com um valor intermediário. Essa classificação permite aos gestores direcionar seus esforços e recursos para os itens mais críticos, garantindo uma alocação adequada de recursos e uma melhor tomada de decisões.

 

Como se divide a cruva ABC ?

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  • Curva A

Os itens da “Curva A” representam 20% do seu estoque e 80% do faturamento, são produtos com alto valor de demanda ou consumo. Dessa forma, por serem responsáveis pela maior parte do faturamento da empresa, eles exigem que uma maior organização seja feita. No controle do estoque desses produtos a atenção é máxima tanto no armazenamento quanto no abastecimento.

 

  • Curva B

Os produtos da curva B são 30% do seu estoque e 15% do faturamento, esses são itens com médio valor de demanda e de consumo. Esses produtos necessitam de uma gestão moderada, não são os produtos “carro-chefe” do comércio, porém são responsáveis por boa parte da lucratividade.

 

  • Curva C

A curva C são os itens que representam 50% do seu estoque e 5% do faturamento, esses itens da curva C têm uma baixa demanda de consumo. São os menos relevantes na escala de prioridade para a gestão do estoque, mas isso não significa que podem ficar esquecidos. Mesmo sendo menos representativos para faturamento, cumprem seu papel no giro de mercadorias.

 

Por que optar pela aplicação da Curva ABC no seu estoque?

Nem sempre o produto mais vendido da sua loja é o mais importante ou lucrativo. O principal motivo para utilizar a Curva ABC é pelo fato de que ela aumenta a capacidade de direcionar os esforços em segmentos que trazem resultados melhores para o seu negócio. Dessa forma, é possível saber o que priorizar e quais ações devem ser tomadas para que haja um lucro significativo.

 

 

Benefícios de utilizar a curva ABC

 

  • Lucratividade

A gestão inteligente dos dados que você tem sobre os produtos proporciona uma maior noção sobre o que mais possui demanda do cliente. Dessa forma, é possível criar uma maior precisão nas vendas de acordo com a demanda do cliente, o que influencia diretamente nos níveis de estoque e na margem de lucro do negócio.

Esse monitoramento de dados faz com que você fique sempre atento aos produtos ou serviços que mais vendem, podendo assim criar estratégias de venda e precificação, aumentando o preço para melhorar a lucratividade geral.

 

  • Redução de Desperdícios

Uma ótima razão pela qual as empresas usam a Curva ABC é sua capacidade de otimizar o estoque com base nos dados. Na gestão de estoque é muito importante saber às necessidades do cliente, uma empresa deve categorizar seus produtos com base na demanda, importância e lucro. Dessa forma, uma tarefa muito importante se torna simples, compreender quais produtos realmente têm saída e que impactam no faturamento do negócio.

Esse movimento faz com que sua cadeia de suprimentos se torne mais uniforme, onde os produtos menos vendidos não ocupam grandes espaços no estoque, dando lugar aos de maior margem. O que reduz os custos de compra, estoques adicionais e desperdícios de tempo e espaço.

 

  • Precisão nos Investimentos

Essa análise detalhada dos dados também permite que você avalie com mais precisão os investimentos que são necessários, o que de fato se vende e se compra, visando recuperar de maneira mais eficaz o investimento realizado. Com a Curva ABC, é possível realizar essa leitura e determinar cortes com mais segurança, o que contribui para uma melhor gestão orçamentária.

 

Como fazer Curva ABC no estoque?

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Para realizá-la em um comércio, são importantes alguns passos:

Primeiro, liste todos os itens do estoque e identifique o valor de cada um com base em volume de vendas, margem de lucro e importância estratégica. Posteriormente, ordene os itens em ordem decrescente de valor.

A partir daí, calcule o valor acumulado de cada item e determine a porcentagem correspondente em relação ao valor total do estoque. Esses cálculos vão permitir que você divida os itens em três categorias.

  • A primeira é a A, que representa os itens de maior valor (geralmente 20% dos itens, correspondendo a 80% do valor total).
  • Depois a B, que representa os itens de valor intermediário (30% dos itens, correspondendo a 15% do valor total).
  • E por fim a C, que representa os itens de menor valor (50% dos itens, correspondendo a 5% do valor total).

Muitas ferramentas, como o Sistema integrado de gestão empresarial, possuem a função de ordenar os produtos com base no lucro de cada um. Ao classificar os itens da sua loja por lucro, você poderá entender quais são os principais produtos do seu negócio, e quais devem ser mais trabalhados ou revistos do portfólio da empresa.

 

Conclusão

A curva ABC traz para o seu negócio diferentes ganhos, podendo influenciar positivamente em várias etapas do processo. É uma forma de estruturar sua visão estratégica sobre os produtos que você vende e a relação entre seu faturamento e a demanda dos clientes.

Vale também salientar que um ótimo exemplo de produtos para a Curva A são os produtos da ILUMI, tomadas, interruptores, extensões eletricas e plafons para iluminação. Dessa forma, uma boa gestão desses produtos irá trazer para o seu negócio um notavél impacto positivo.

Com a Curva ABC, é mais fácil e prático organizar seu planejamento de compras, vendas e logística, moldando a operação para caminhar lado a lado com as demandas de seus clientes.