O layout de uma loja tem funções importantíssimas no funcionamento do negócio, ele é a planta baixa de seu comércio. Pode ser entendido como o ato de organizar e expor os seus produtos, por meio de expositores, gôndolas e até corredores. Dessa forma, você pode dispor os produtos de uma forma mais eficaz para o seu cliente.
Cada estabelecimento possui necessidades diferentes e para atendê-las existem tipos específicos de layouts. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela loja e ainda permitir que ele consiga ver todos os produtos expostos. Apesar disso, nem sempre os varejistas prestam muita atenção a ele e acabam prejudicando a experiência de compras e não obtendo os lucros desejados.
Por isso, nesse artigo explicaremos os tipos de layout, suas funções e efeitos. A fim de te ajudar na hora de posicionar os seus produtos nas áreas quentes de venda, acompanhe.
Layout de Grade
Nesse layout o que manda é a praticidade, os produtos são expostos em grades organizados por popularidade entre os clientes. Portanto o lugar de certos produtos pode mudar dependendo do tipo de comércio. Estabelecimentos que utilizam o layout em grade têm a seu favor a possibilidade de oferecer aos clientes uma boa experiência de compras. Isso pode ficar ainda mais evidente para aqueles consumidores que querem entrar e sair rapidamente da loja. Esse tipo de layout se utiliza muito das zonas quentes de venda, posicionando os produtos nos lugares mais vistos pelos clientes.
Layout Simples
Nem sempre seu comércio conta com um amplo espaço que um layout mais complexo necessitaria, nesse cenário talvez sua melhor opção seja o layout simples. Ele tem como característica espaços mais individuais para os produtos, uma das formas de conseguir fazer com que o cliente fique mais tempo na loja é através do posicionamento. Por exemplo, deixando aqueles itens mais procurados no fundo da loja. Assim, você faz com que o cliente antes um pouco mais e esteja exposto a outros itens que podem ser igualmente interessantes.
Layout em Loop
Esse layout de loja é muito comum em lojas pequenas do varejo. Ele consiste em colocar expositores e prateleiras nas paredes e então ilhas ou gôndolas de produtos no meio. Dessa forma, o consumidor que entrar na loja seguirá por esse caminho, passando por todos os produtos. Para conseguir ter bons resultados com esse layout também é importante saber quais são os itens mais procurados e deixá-los em pontos estratégicos da loja. Além disso, você pode utilizar de expositores e prateleiras para atrair a atenção do cliente para determinados itens ou pontos da loja.
Layout Caminho Forçado
Esse layout se baseia na ideia de traçar um caminho padrão para o trânsito do cliente na loja. Assim, quando o cliente entra, ele seguirá um caminho definido pelo varejista e não simplesmente visitará as seções ou corredores que ele quiser. Esse formato é muito comum naquelas lojas onde você entra por um lugar e só consegue sair depois de percorrer todo o comércio. Por meio de gondolas e prateleiras você pode criar esse tipo de layout em sua loja, mas cuidado, um layout mal feito também pode estragar completamente a experiência do cliente no seu negócio.
Layout Misto
Esse layout consiste em uma mistura dos demais tipos de layout vistos anteriormente, uma das maiores vantagens de se optar por esse layout é a possibilidade de criar um ambiente mais descontraído e atraente para o cliente. Outro ponto é sua flexibilidade que permite ao varejista organizar um modo que atenda melhor suas necessidades, de uma maneira mais personalizada. Por exemplo, em grandes lojas, cada seção pode ser um layout diferente. Assim, o cliente fica mais interessado e curioso ao andar pela loja.
Fatores Importantes
Há diversos fatores que precisam ser levados em conta para definir o layout de loja, alguns deles são: Tipos de produtos negociados, público-alvo, disponibilidade de investimento da empresa, branding já construído pela marca.
Conhecer muito bem o público-alvo e seu comportamento é fundamental para definir o layout mais assertivo, pois detalhes podem desmotivá-lo a sequer entrar no local. Em outras palavras, um determinado tipo de cliente é atraído ou repelido de acordo com o layout adotado.
Zonas Quentes e Frias
Outro importante conceito de se entender na hora de escolher o melhor layout para a sua loja são as zonas quente e frias de uma loja. O nome de cada zona corresponde ao fluxo de pessoas, sendo a quente aquela com maior movimentação, são zonas mais desejadas pelas marcas, sendo extremamente concorridas. Já as zonas frias acabam esquecidas pelas empresas, o que é um erro. Ambas apresentam diferentes oportunidades de venda, com os materiais certos é possível aproveitá-las da melhor maneira.
Como Destacar Zonas Quentes
Em zonas quentes como a ponta do caixa, os Display Expositores servem para lembrar o cliente de pegar aquele item que ainda não está no carrinho. Com criatividade e inovação, elas fazem o produto saltar aos olhos dos consumidores.
Outra forma é a utilização do wobbler, o material certo para mostrar os diferenciais do seu produto. São peças personalizáveis que podem ser o ponto de destaque da sua marca.
Como Destacar Zonas Frias
A principal vantagem em investir nessas áreas é o fato de elas serem menos concorridas. Então, usando os recursos certos é possível aumentar a circulação de pessoas nesses espaços. Pontos chamativos podem ser uma ótima opção por exemplo, eles atraem os olhares, despertando a curiosidade e o interesse pelos produtos expostos. Dessa forma, são ideais para destacar promoções e produtos específicos como kits ou edições especiais.
Seja para uso próprio, seja para presente, o consumidor sempre deseja ter certeza do que está comprando. Por isso, os clássicos Balcões de demonstração e teste são soluções práticas e econômicas para oferecer a ele uma amostra do produto. Além disso, instalar as ações nas pontas das prateleiras e nos corredores onde os produtos são expostos nas estantes mais baixas ou acima do olhar, faz o item ser notado com mais facilidade.
Conclusão
Por fim é importante salientar mais uma vez a importância de um layout de loja bem-feito, como bem vimos no artigo. A influência que ele pode ter no resultado das suas vendas é enorme, está na hora de analisar seu ambiente minuciosamente.
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